A Ciência do Violino
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Golpes de Arco

Ir para baixo

Golpes de Arco Empty Golpes de Arco

Mensagem por Admin Seg Mar 09, 2015 5:23 pm

>>> Golpes de arco <<<


Carl Flesch (1873-1944 Húngaro), Ivan Galamian (1903-181 Iraniano) e Marcos Salles (185-1965 Brasileiro) foramgrandes estudiosos da técnica violinística.

Mariana Salles se baseou nos três mestres para escrever o livro “Arcadas e Golpes de Arco.

Carlos Augusto Vieira fez um simples resumo da proposta do livro. Divirtam-se!

Movimento vertical  e movimento horizontal, nesta obra, significarão:

Pronação é um giro de ante-braço e/ou pulso que resulta numa maior pressão do indicador sobre a vara do arco e, consequentemente, numa menor pressão do dedo mínimo sobre a vara do arco.

Supinação é um giro de ante-braço e/ou pulso que resulta numa maior pressão do dedo mínimo sobre a vara do arco e,consequentemente, numa menor pressão do indicador sobre a vara do arco.

> Golpes de arco <

> 1 - Legatto <

É a sucessão de duas ou mais notas executadas numa mesma arcada, de forma ligada, ou seja, ininterruptas por pausas. A posição do arco flutua entre o cavalete e o espelho. Nas mudanças de posição a quantidade de arco deve ser maior e a pressão menor. Assim as mudanças de posição serão imperceptíveis. Nas trocas de cordas o arco deverá se mover para a próxima corda de forma gradual e antes da mudança. Muitas vezes os compositores colocam ligaduras insustentáveis na extensão do arco por serem pianísticas (ex: Brahms e Beethoven) que devem ser readaptadas pelo executante. O legato é frequentemente usado conjuntamente com outro golpe de arco e/ou inflexão de arcada não anotados pelos compositores cuja escolha é exclusivamente do intérprete. Os exemplos mais comuns são acentos (>) em algumas notas e ouso do fouetté no início de cada ligadura em passagens rápidas. A notação gráfica do legato é a ligadura.
   
> 2 - Son Filé <

Consiste na sustentação de uma nota em tempo suficiente para receber um caráter cantabile; segundo Flesch, em torno de 1 a 15 segundos. Menos de 1 seg. é considerado Détaché e mais de 15 é mais usado para fins de estudo técnico. No son filé a escolha “correta” do vibrato é fundamental:lento ou rápido; mais amplo ou menos amplo; de dedo, pulso ou braço.As mudanças de sentido de arco devem ser o mais imperceptíveis possível. Não há notação gráfica para o son filé.

> 3 – Détaché <

(1-détaché, 2-détaché acentuado, 3-détaché com todo o arco, 4-grand-détaché, 5-portato 5.1-portato ou louré e 5.2-détachéporte, 6-détaché lance, 7-fouetté, 8-grand détaché porté e 9-détaché “duro”) É o golpe de arco básico mais importante. Neste golpe de arco, contrariamente ao Legato, cada nota é executada em uma arcada pelos movimentos do antebraço. É uma seqüência de notas ligadas, embora a troca de sentido do arco produza uma micro pausa inevitável. Saliento que este golpe produz um som ligado embora o significado deste termo seja                      “ destacado”. A explicação para esta contradição é a seguinte:

Os arcos antigos (anteriores à 1750) de transição do barroco tem a vara convexa. Em função desta curvatura a tensão da crina é menor que nos arcos atuais. Assim, quando movemos o arco antigo “para cima e para baixo” sobre as cordas, as notas soam destacadas, embora o movimento do antebraço direito seja o mais contínuo possível. Estas notas, além de aparecem destacadas, crescem e decrescem, pois no meio do arco o som é mais forte que nas extremidades. Já o arco moderno é côncavo e oferece uma “resposta” sonora quase imediata. Ou seja: o mesmo movimento contínuo, se realizado no arco antigo provoca o détaché (destacado) e no arco moderno produz um som ligado mas como o movimento muscular é o mesmo, foi mantido o nome détaché. O arco moderno surgiu por volta de 1790, foi idealizado por Giovanni Batista Viotti (1753 – 1824) e construído porFrançois Tourte (1747 – 1835).

3.1 - Détaché

É o produto do movimento do arco para cima e para baixo da forma mais contínua possível. Deve ser estudado em todas as regiões do arco mas apresenta o melhor resultado quando executado acima da metade do arco (esta região do arco exige menos esforço físico). Quanto mais rápida for sua execução, mais perto do espelho o arco deverá ser posicionado.    A inclinação da vara para o espelho deverá ser considerada. Quanto mais rápida for a execução, mais solicitados serão os dedos e o pulso que deverão se apresentar flexíveis. Quando usado em longos trechos, o uso da forma russa de segurar o arco reduzirá o esforço físico. O détaché
não possui notação gráfica especifica.
 
3.2 - Grand-détaché

É um tipo de détaché que utiliza pelo menos metade da extensão do arco por isso só pode ser usado em tempo moderado para lento e em dinâmica forte.A região do arco mais indicada para este golpe é sua metade superior embora algumas passagens tornem necessário ouso da metade inferior.Este golpe não possui notação gráfica especifica.

3.3 - Détaché acentuado

Caracteriza-se por um acento no inicio de cada golpe. Este acento, contrário ao do golpe de arco martele , é produzido durante o inicio do golpe, através do aumento de velocidade e pressão (no marteléa pressão é feita antes do ataque danota). É usado, em geral, na metade superior do arco, como o détaché básico. Não deve conter pausas entre as notas mas podem haver exceções.A notação gráfica para este golpe é o sinal de acento    >  

3.4 - Détaché

Com todo o arco É um détaché acentuado onde todo o arco é usado. A notação gráfica para este golpe é o sinal de acento   >

3.5 - Portato

No Brasil se usa o termo Portato tanto para designar o Portato ou Louré
como para designar o Détaché porte. Portanto usaremos o termo portato para designar ambos os golpes de arco. Abaixo explicamos detalhadamente cada um deles.

3.5.1 - Portato ou Louré

O arco deverá estar sobre a crina, sem tender para o cavalete ou para o espelho;tui-se a posição do dedo mínimo (5ºquirodáctilo direito), pela do anular (4º quirodáctilo direito) para que atrole da altura do salto é feito pelo indicador.uficiente inclinação do arco em direção ao cavalete;antidade de arco em excesso e tensão de jogar o arco (o arco deve saltar por si mesmo, sem esforço do executante).Golpes de Arco - violino

Para este golpe é sua metade superior embora algumas passagens tornem necessário oo arco deverá estar sobre a crina, sem tender para o cavalete ou para o espelho;tui-se a posição do dedo mínimo (5ºquirodáctilo direito), pela do anular (4º quirodáctilo direito) para que atrole da altura do salto é feito pelo indicador.  

Ao contrário do staccato volante, no spiccato volante o arco é posicionado verticalmente (crina e vara alinhadas verticalmente).A notação gráfica para spiccato volante é o mesmo “v” que indica “notas para cima”.A notação gráfica para todos os outros tipos de staccato são pontos sobre/sob as notas e estas notas são unidas poruma ligadura.

8 – Ricochet

(1-ricochet, 2-jetée ou saltati, 3-arpejos em ricochet, 4-ricochet controlado e arpejos controlados)Neste golpe várias notas são executadas numa mesma arcada para cima ou para baixo através de um único impulsoque faz com que o arco salte por si só, num movimento “ricocheteado” semelhante ao de uma bola de borracha.Alguns aconselham que a vara do arco esteja inclinada em direção ao cavalete e que, ao contrário das normas decondução de arco, o movimento deva ser conduzido pela articulação do ombro (e não do cotovelo), de maneira lateral, ao que chamamos de abdução horizontal.Executável nos dois terços superiores do arco, quanto mais para a ponta mais rápido será e quanto mais para o talão,mais lento será.A altura dos saltos depende do primeiro impulso e da pressão do dedo indicador que limita a altura do salto. Quanto mais altos forem os saltos, mais lenta será a seqüência de notas e quanto mais baixos, mais rápida será tal seqüência.O músico deverá programar a quantidade de arco envolvida em função do número de notas à serem ricocheteadas.O ricochet se torna mais fácil em arcadas para baixo.As principais falhas na execução de ricochete são:1.insuficiente inclinação do arco em direção ao cavalete;2.quantidade de arco em excesso e3.muita intenção de jogar o arco (o arco deve saltar por si mesmo, sem esforço do executante).

8.1 – Ricochet

O ricochet propriamente dito é executado em movimento perpétuo durante toda uma passagem. Em geral se compõe de duas a quatro notas para cada arcada. A primeira nota da arcada para baixo é que inicia o ciclo e é o tempo forte do grupo (não há exceções).
   
A vara do arco deve estar vertical sobre a crina ou levemente inclinada para o cavalete.

8.2 – Jetée ou saltati

É a execução de várias notas em ricochet numa única arcada para baixo em movimento isolado (não é contínuo como o ricochet que ocorre num trecho maior da música ou exercício em arcadas para cima e para baixo). Em raríssimas exceções será feito para cima.A dificuldade do jetée está em coordenar os saltos do arco com a mão esquerda.No início do golpe a vara do arco deverá estar vertical e gradualmente se inclina para o cavalete.

8.3 - Arpejos em ricochet

É o tipo de ricochet mais encontrado no repertório violinístico. Abrange de duas a quatro cordas tocadas em movimento perpétuo. A mudança de cordas facilita a obtenção dos saltos.O arco deve estar ligeiramente inclinado para o cavalete.Utiliza-se o mínimo possível de amplitude do arco.Braço e pulso mantêm-se imóveis: o movimento de mudança de corda é feito unicamente pela articulação do ombro.O andamento de execução é sempre rápido. Compositores devem ter em mente que a nota mais grave dos arpejos deve, sem exceção, estar posicionada em tempo forte e em arcada para baixo.

8.4 - Ricochet controlado e arpejos controlados

São ricochets e arpejos em andamentos lentos, e que por isso, requerem um controle individual de salto para cada nota,feito da mesma forma que no spiccato. Algumas vezes os ricochets ou arpejos “normais” precisam de um início e/ou um final lento e esta velocidade é alterada gradualmente com o uso do ricochet controlado ou arpejo controlado.A notação gráfica para este golpe é feita por pontos sobre/sob cada nota com ligaduras.

Informações adicionais

O ponto de equilíbrio (centro de gravidade) do arco fica, em média, 18,5cm distante do início do talão.

Admin
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/03/2015

https://acienciadascordas.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos